terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Poder da Publicidade

Actualmente, o Mundo encontra-se nas mãos de todos os tipos de publicidade e de toda a informação que nos é transmitida através dela. Somos uma cultura bastante influenciável pelos anúncios que nos são transmitidos, pelas campanhas das marcas ou mesmo por simples fotografias que identificam a marca.

A publicidade passou a ser mais aliciante, com uma maneira mais perspicaz de nos influenciar e com as técnicas necessárias para nos fazerem ter um interesse extraordinário pelo produto. Os meios sociais passaram a transmitir os seus produtos de uma forma chocante, cativante e atractiva.


A Benetton é o exemplo de uma marca que tem uma publicidade fenomenal, fazendo, na maioria dos anúncios, uma “distinção” entre as cores principais – o preto e o branco. É a marca das cores e transmite-as, no caso das imagens, através de duas cores fundamentais, o preto e o branco da raça do ser humano. É uma marca que consegue não só cativar o espectador como também chocá-lo com realidades bastante agressivas e verdadeiras.




Outro exemplo é a Pepsi que com os seus anúncios consegue captar e quase hipnotizar o telespectador. Os sons, as cores e as próprias personagens das suas publicidades fazem com que queiramos experimentar o sabor daquela latinha azul.



Outra marca com uma divulgação extraordinária dos seus produtos é a Levi’s. Uma marca bastante antiga que consegue sempre prender o consumidor ao ecrã ou ao placard, fazendo-o desejar o que lhe é dado a conhecer!






São formas de venda e de pensamento crítico que, hoje em dia, são cada vez mais evoluídas. Considero que a melhor forma de dar a conhecer os produtos é chocando o consumidor, fazendo-o sentir a realidade quer da marca quer do mundo, mostrando – implicitamente – o que tanto querem vender!

2 comentários:

  1. Sim, vivemos afogados em publicidade, que a muitos condiciona nas suas opções. Seria desejável que esse poder, tenha a mesma força e, contribua para mudar comportamentos que levem a um mundo menos consumista e mais humanista!

    Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Estamos rodeados por ela e já quase que é impossível de dizer para ela se afastar, mesmo que seja boa ou má!

    Muito Obrigada :D

    ResponderExcluir