terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Auto-Avaliação Crítica

Ao longo deste semestre deparei-me com a disciplina de PM1, algo cujo nome, sou sincera, me assustou inicialmente - Projecto Multidisciplinar 1.
Receava que fosse algo bastante complexo e moroso, onde surgiriam demasiadas dificuldades que me impedissem de alcançar os meus objectivos. Estava redondamente enganada e ainda bem!

De facto, apesar de ser uma disciplina deveras exigente, foi igualmente bastante educativa e cativante no aspecto em que tivemos oportunidade de trabalhar com diferentes ferramentas que nos permitiram alargar os horizontes, e não só a nível académico. Tive muito trabalho e dei muito de mim própria nesta disciplina, pois foi preciso um esforço redobrado, assim como dedicação e capacidade de raciocínio, contudo permitiu-me ganhar competências de organização, dinamismo e reflexão necessárias para ter sucesso.

É uma disciplina que se deve aproveitar da melhor forma, pois obriga-nos a pensar de maneira diferente e a desenvolver competências que se provarão como fundamentais quer para o nosso curso, quer para toda a vida.

A partir de um dos trabalhos dados, o Plano de Trabalho de Semestre, passei a ser capaz de realizar tarefas de uma maneira mais eficaz e organizada, melhorando dessa forma a gestão do meu tempo e tarefas e a minha capacidade de auto-crítica e de auto-reflexão.

Outros conteúdos bastante interessantes foram o trabalho de Estilística e Jargão e de Crítica de Imagem que me permitiram não só uma nova visão destes temas como também uma utilização mais correcta de um certo tipo de linguagem ou uma “leitura” e análise mais cuidada e atenta das imagens.

Foi um semestre cheio de trabalho mas que me possibilitou conhecer mais alguma coisa para além do que normalmente é ensinado. A criação de um E-portefólio na forma de um blogue, foi uma tarefa bastante importante e didáctica, da qual gostei muito e que me soube manter interessada e apegada.

Ao rever o que disse no início do semestre no texto “A novidade da disciplina de Projecto Multidisciplinar 1” consegui compreender que afinal as minhas perspectivas foram alcançadas, confirmando agora que PM1 é mais do que uma mera cadeira.


Em forma esquemática:


P1- Uma disciplina bastante exigente.

P2- Uma cadeira educativa e cativante.

P3- Ganhou-se oportunidade de trabalhar com novas ferramentas.

P4- Estive muito empenhada, ao longo deste semestre, nesta disciplina.

P5- São necessárias adquirir competências como organização, dinamismo, capacidade de reflectir e raciocinar.

(C) – Foi um semestre duro, mas compensou todo o empenho que tive nesta cadeira, pois consegui adquirir as competências que pretendia.
       Agora sinto que sou capaz de me organizar e de raciocinar de maneira mais clara e objectiva, que consegui melhorar a minha capacidade crítica e agora sinto uma facilidade em comunicar e em analisar o que pretendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário